Pós-graduação em Nível de Aperfeiçoamento em Ecodopplercardiografia

Curso semipresencial - possibilitando você adequar na sua rotina de trabalho.

PÓS-GRADUAÇÃO EM

ECODOPPLERCARDIOGRAFIA

EM NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO

É voltada para o ensinamento intensivo da ecocardiografia, com formato de aulas teóricas online e práticas dinâmicas em ambiente de clínica e hospitalar, possibilitando que você adeque à sua rotina de trabalho.

Os exames práticos serão realizados em modelos e também em pacientes selecionados de ambulatório, com estudos de casos clínicos relevantes e em equipamentos de última geração.

AO FINAL DO CURSO VOCÊ ESTARÁ APTO A:

Analisar exames de ecocardiografia transtorácica dentro do contexto de várias doenças cardíacas e sistêmicas.

Realizar exames de ecocardiografia transtorácica de adultos.

Avaliar exame de ecocardiografia transtorácica dentro do amplo espectro de indicações e interpretações.

Compreender a técnica de exames de ecocardiografia transtorácica, transesofágica e ecocardiografia de stress.

Quero mais informações!

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ECODOPPLERCARIOGRAFIA

Módulo Função Ventricular e Hemodinâmica Cardíaca

Esse modulo é o primeiro modulo do curso, pra quem não tem familiaridade com o exame. Primeiro aprenderemos os princípios físicos que regem a ecoDopplercardiografia e sua aplicabilidade no controle dos “botões” do aparelho de US. Toda essa parte do conhecimento tem a intenção de ensinar o aluno a obter a melhor imagem de cada paciente e de cada estrutura.

Após nos familiarizarmos com o controle do aparelho seguimos para aprender a sequência do exame ecocardiográfico do dia a dia.

Na sequência do aprendizado faz-se a avaliação da função sistólica do VE e do VD. Essa avaliação é muito importante na estratificação de risco e gravidade de vários tipos de cardiopatias. Após a avaliação da função sistólica, iremos direto para análise da diástole cardíaca, cada vez mais importante dentro da cardiologia.

E por fim, aprenderemos as fazer cálculos da hemodinâmica cardiovascular usando parâmetros ecocardiográficos.

Módulo Cardiomiopatias

Esse módulo vem na sequência do módulo básico, pois tudo que aprendemos no módulo anterior será usado nesse módulo para caracterizar as cardiomiopatias e classificá-las. Vamos recordar e aprender a diagnosticar através da ecoDopplercadiopatia a cardiopatia isquêmica, hipertrófica, restritiva, infiltrativa e até a análise após transplante cardíaco.

Mesmo quem já sabe fazer o exame, terá a oportunidade de recordar os critérios diagnósticos, os parâmetros utilizados para isso e novos parâmetros utilizados na avaliação das miocardiopatias. Além disso, estudaremos um assunto bem atual que é a cardiooncologia e toda atualidade de sua avaliação.

Além das doenças do ventrículo esquerdo, também estudaremos as doenças do ventrículo direito e hipertensão pulmonar.

Módulo Valvopatia / Ecocardiograma Transesofágico

Talvez um dos maiores desafios da ecocardiografia é a avaliação das doenças valvares na atualidade. Múltiplos parâmetros são necessários para sua avaliação e uma boa dose de raciocínio clínico. A ecocardiografia é um dos exames complementares que mais participa na decisão terapêutica, especialmente, no momento cirúrgico. Com os novos desafios impostos pelo desenvolvimento tecnológico, com o surgimento de próteses implantadas percutaneamente, marca-passo, CDI e outros dispositivos, esse papel da ecocardiografia ficou mais importante e específico. O detalhamento é imprescindível em alguns casos e com análises muito dedicadas.

Um constante aprendizado, mesmo pra ecocardiografistas experientes.

Módulo Congênita

A complexidade do estudo das cardiopatias congênitas exige uma especialização dedicada, entretanto, o ecocardiografista do adulto tem se deparado cada vez mais com adultos que são portadores de cardiopatias congênitas não corrigidas, parcialmente corrigidas e completamente corrigidas. Por isso, é necessário um conhecimento maior dessas cardiopatias. Assim, esse módulo é dedicado a relembrar as principais cardiopatias congênitas que chegam na idade adulta e como avaliá-las pela ecocardiografia.

Módulo Aorta / Massas e Tumores / Pericárdio

Esse módulo é dedicado ao estudo das aortopatias, tumores, massas intracavitárias e doenças do pericárdio. Apesar de menos frequentes do que as miocardiopatias e valvopatias, são de grande importância dentro da cardiologia e responsáveis por urgências e emergências. Assim, é de suma importância seu estudo dedicado. Alguns aspectos dessas doenças são importantes não só para cardiologistas, mas emergencistas e intensivistas.

QUEM É IMEDE - INSTITUTO DE ULTRASSOM?

Nós somos um importante centro de referência no ensino da ultrassonografia no estado de Minas Gerais. 


Há mais de 18 anos nos dedicamos com excelência aos nossos alunos, proporcionando a todos um ensino teórico e prático diferenciado, completo e atualizado. 


Nossa missão é levar para todo o Brasil uma ultrassonografia de qualidade, exercida com expertise e segurança. Acreditamos que o ensino transforma, e que todo o profissional pode tornar-se uma referência na área. 


IMEDE - O ensino só tem sentido quando compartilhado.

Quero mais informações!